terça-feira, 4 de outubro de 2016

ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ NEPOTE
Dia 26/09/2016: Convite para participar do projeto

A escola foi criada e denominada Escola Estadual Isolada pelo Decreto nº 04 em 02/03/1966, e no dia 05/09/1980, o novo Decreto nº 79 a tornou Escola de 1º Grau  Dom José Nepote. Atualmente possui 371 alunos no Ensino Fundamental Regular e 02 turmas de Aceleração, funciona nos turnos matutino e vespertino. A escola possui salas de aulas temáticas: Matemática, Português, Artes e Religião, Geografia, quando termina horário da disciplina, quem muda de sala são os alunos.

A escola está localizada na Avenida Via Das Flores, 1111, Pricumã, na cidade de Boa Vista – CEP: 69309-250. . O telefone da escola é 3626-8834 e o email domjosenepote@yahoo.com.br.

1ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PROFESSORES E ALUNOS

O projeto foi apresentado aos professores e alunos do 6º ano, turma A no dia 07/10/2016, na Sala da TV Escola. Utilizei o Data Show da escola para expor o projeto.  









 Professora Teresa Kátia: 04/10/2016, entrega do projeto
Adm.Educacional Celia Erivanda, Prof. Teresa e Secretária....
Dia 07/10/2016: Professoras Teresa Kátia e Teresa Gonçalves, de Matemática

 Sala dos Professores
Apresentação do projeto Saberes da Comunidade: Formação de Pesquisadores na Edcola Estadual Dom José Nepote aos professores e alunos do 6º ano, turma A no dia 07/10/2016, na Sala da TV Escola.

 

2ª ETAPA: OFICINA DE ETNOGRAFIA AOS ALUNOS/PESQUISADORES: 1º dia

A oficina foi realizada no dia 11/10/2016 na sala de aula da disciplina de Matemática, com a professar parceira Tereza Gonçalves e alunos do 6º ano, turma A, às 08h30min às 09h30min. Estavam presentes 23 alunos, na faixa etária de 11 a 12 anos de idade. 

Durante a oficina, foi explicado sobre os Métodos da Etnografia, conceitos e exemplos: observação participante, caderno/diário de campo, entrevista aberta e estranhamento familiar. Logo após a explanação, cada aluno recebeu um caderno para ser utilizado como "Diário de Campo", com o objetivo de registrar o que foi observado durante a aplicação do projeto "Saberes da Comunidade".
  Professora Teresa Kátia ministrando a oficina de Etnográfica
Professora Parceira: Tereza Gonçalves
Alunos do 6º ano - Turma A durante a oficina
Caderno/Diário de Campo


OUTUBRO ROSA
 Professoras: Teresa Kátia e Célia Erivanda
A Campanha "Outubro Rosa" está presente na escola, será o mês dedicado à conscientização, prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e tem se tornado fundamental na luta contra o aumento de casos de câncer de mama. Na entrada da escola há um mural decorado com o símbolo do desta campanha, que foi confeccionado pela equipe gestora e professores.





CONVITE

No dia 14/10/2016, às 16h00min, foi realizado o lançamento de um livro de poesia e a tarde de autógrafos pelos alunos/autores da Escola Estadual Dom José Nepote. Os convites foram acompanhados por uma poesia de um dos alunos/autores.








 


2ª ETAPA: OFICINA DE ETNOGRAFIA AOS ALUNOS/PESQUISADORES: 2º dia - descrição da escola
 No dia 14/10/2016 foi realizado o segundo dia da oficina de etnográfica, os alunos caminharam pela escola e descreverem o que estavam observando no caderno de campo. Eles escreviam no caderno da posição que consideravam mais conveniente: em pé, sentados, na parede, individual ou em equipe, trocando ideias com os colegas.






2ª ETAPA: OFICINA DE ETNOGRAFIA AOS ALUNOS/PESQUISADORES: 2º dia - entrevista aberta
No dia 25/10/2016 foi realizada a oficina de Entrevista Aberta entre duplas de alunos na aula de Matemática com a presença da professora. Eles se entrevistam, anotando respostas nos cadernos de campo ou na folha impressa que foi distribuída e arquivada no caderno de campo de cada aluno.








3ª ETAPA: OFICINA DE CARTOGRAFIA COLABORATIVA, COM O USO DO GOOGLE MAPS - SALA DE INFORMÁTICA

No dia 01/11/2016 foi realizado a oficina de cartografia no Google Maps com os alunos do 6º ano da  Escola Estadual Dom José Nepote no dia 01/11/2016, terça feira no Laboratório de Informática, no horário da aula de Artes. A professora se fez presente em alguns momentos na sala e depois se retirou, a professora responsável pelo Laboratório de Informática não estava na escola, já tinha avisado que teria um curso, assim, fiquei sozinha com os alunos.

Apesar de alguns problemas enfrentados, o resultado do trabalho foi positivo, mas foi preciso adaptar a atividade porque não tinha a opção de "compartilhar", assim, registrei a produção dos alunos com a câmara do celular. Os alunos fizeram o mapeamento do trajeto de sua residência à escola no Google Maps com a imagem via satélite. Ao localizar a rua e a  casa onde moram, ficavam eufóricos e foram compartilhando com os seus colegas. Neste momento, registrei as imagens com a câmara do celular.

Após esta atividade, utilizei a imagem refletida na parede do data show para localizem setores públicos, praças, oficinas, escolas, entre outros, localizados no bairro Pricumã, que a escola faz parte. Os alunos mapearam o Instituto Federal de Roraima (IFRR), a escola do Serviço Social do Comércio (SESC), a Escola Estadual Dom José Nepote, entre outros.






 

4ª ETAPA: PLANEJAMENTO DA OFICINA DE INTRODUÇÃO À ABORDAGEM TRIANGULAR

Nesta etapa, realizei apenas o planejamento da oficina, não foi executada com os alunos.

Após a oficina de cartografia, será realizada uma pequena oficina sobre Image Whatching , para que possamos aplicar essa proposta a partir da apreciação por todos os alunos dos trabalhos dos demais colegas de turma;
O Image Watching, de Robert Ott (1997), teórico em Arte-educação, vem fornecer conceitos para a crítica voltada à produção artística relacionando o modo crítico e o criativo de aprender em arte-educação, através de cinco categorias: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.
No momento seguinte, a partir de todo trabalho realizado, deverá ser realizado um relatório com análise das seguintes ações:
Construção do mapa da comunidade (bairro pelos alunos)
Elaboração de um mapa cartográfico da residência do aluno dentro da comunidade, observando os seguintes aspectos: lazer, comércio, vias de acesso, transportes, serviços, educação, saúde, segurança, bens culturais
Descrever e situar cada moradia visitada no caderno de campo e no mapeamento que deve ser elaborado por cada grupo de aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário